Marketing Social Para Games | Extra Coin - Marketing Para Games

Marketing Social Para Games

Aprendendo as primeiras skills

Quando desenvolver um jogo, é indispensável que você entenda duas coisas: 1 – Seu game é um produto; e 2 – Você precisa fazer com que este produto chegue nas mãos das pessoas certas. Por isso está na hora de você começar a fazer o trabalho de marketing social do seu jogo.

É comum que um desenvolvedor pense o seguinte: “Se o jogo que estou fazendo é realmente bom, ele vai se vender sozinho, esse é o melhor marketing”. A grande verdade é que não é bem assim. Você pode ter o melhor jogo de toda a galáxia, mas se ninguém ficar sabendo dele, você dificilmente vai conseguir vender alguma cópia.

Mas O Que Faz Os Outros Conhecerem Seu Jogo?

Fazer com que um jogo seja um grande sucesso de vendas e de público não é uma tarefa que seu game realize sozinho. Até pode acontecer, mas é como ganhar na Mega-Sena, um prêmio alto e que tem chances mínimas de te contemplar.

Mas, quando você planeja e compartilha seu material da maneira correta, divulga para as pessoas certas, enviando material de qualidade para a imprensa, posta conteúdo em redes sociais, cria listas de contatos e envia material para eles, suas chances aumentam, porque agora é como se você comprasse vários bilhetes da loteria. Assim, a recompensa fica muito mais perto de você.

O trabalho de marketing social vai muito além do que costuma-se pensar, não é apenas comunicação, é estratégia, métricas, índices de performance, envolve precisão como em ciências exatas e certamente envolve muito trabalho que às vezes não é percebido, mas que gera excelentes resultados, por isso, se você fizer da maneira correta, certamente receberá um retorno muito maior que o seu investimento inicial.

Se você está aqui, você já está muito à frente da maioria das pessoas, pois já reconheceu a necessidade de ter retorno sobre seu trabalho e de ter uma presença relevante em meios sociais.

Você está preparado para darmos o primeiro passo e começarmos com algumas dicas básicas para iniciar uma boa estratégia de marketing social, independentemente da plataforma que você escolher para lançar seu jogo?

Durante a leitura, faça o seguinte exercício: pense em como você pode aplicar estes conceitos de diferentes aspectos do marketing no seu negócio. Cada pessoa tem suas necessidades, portanto os sistemas precisam ser flexíveis para se encaixarem no que você busca. Se precisar, abra um bloco de notas para anotar insights!

Mostre Algo Especial

Uma boa história tende a atrair muito mais atenção e prender o interesse de jogadores e especialistas, como jornalistas, críticos e profissionais de mídia especializada em games. Mundos vastos e ricos em detalhes oferecem possibilidades incríveis como imersão diferenciada, levantando discussões sobre o seu jogo para redes sociais, para conversas entre amigos, para análise jornalística, sobre o cotidiano das pessoas. Envie sugestões para jornais sobre temas que podem ser um gancho para exibir seu trabalho, conte com um Relações Públicas para isso.

O Foco do Seu Jogo Não é a História?

NÃO ENTRE EM PÂNICO! Sim, a história é fundamental, mas se o seu jogo não tem o foco em desenvolvimento de história ou de personagens, por que não trabalhar a SUA história? Como você teve a ideia deste game? O que te inspirou e inspira para criar e desenvolver? Você conta com uma equipe? Onde os conheceu? Quais os maiores desafios que você enfrentou até aqui e como superou esses obstáculos? Sua equipe tem algum diferencial (como pessoas que nunca se viram fisicamente, moram em uma cidade muito pequena…)? Todas essas questões, e milhares de outras, servem para a sua construção como marca, o seu marketing pessoal, essas informações irão te servir em diversos momentos e você precisa estar preparado para quando as pessoas te perguntarem “Ei, como é que você conseguiu vender tantas cópias?” e você vai começar dizendo “Bem, essa é uma ótima história…”.

Encontre o Público Perfeito.

Todo projeto de marketing começa com uma boa pesquisa de mercado. Somente depois desse dados apurados você poderá ter confiança para executar um planejamento de marketing que seja efetivo, afinal, você precisa saber bastante coisa sobre o público que consome jogos como o que você produziu, está produzindo ou vai produzir. Você precisa saber o que essas pessoas fazem, onde vão, que plataformas usam para comprar jogos, que redes sociais eles mais frequentam, até o que gostam de ouvir, afinal a trilha sonora é essencial em boa parte dos games. Não caia na ilusão de produzir um jogo para todos os jogadores, agradar a todos é difícil demais para valer o esforço, portanto tenha foco! Eventualmente você vai atingir grupos maiores que o planejado e isso é ótimo, mas grupos diferentes têm necessidades diferentes. Não tente abraçar o mundo com as pernas, padawan.

Olhe para o seu jogo e para alguns dos diversos elementos que o compõem: a história, a ambientação, a jogabilidade, o tema, as influências, o gênero e o que mais for possível. Faça pesquisas com jogadores, existem inúmeros grupos e fóruns ativos repletos de pessoas dispostas a ajudar desenvolvedores. Leia críticas de jornalistas especializados sobre o gênero do game que você está criando, aprenda com os erros dos outros.

Se você ainda não está desenvolvendo um game, que tal iniciar pela pesquisa e produzir alho que os jogadores, investidores e publishers têm interesse?

Nunca se esqueça: antes de começar seu plano de marketing, saiba exatamente com quem você deseja que seu jogo se comunique.

Tenha Uma Forte Presença Online.

Garanta que sua marca esteja claramente representada em seus perfis em todas as redes sociais que você julgar importante. Tenha sempre em mente que você é um profissional e seu jogo é um produto portanto entenda o grau de importância de cada rede social para você e seu game. Tenha claras as informações de contato, links para seu site e em todas as redes algum direcionamento para outras redes, lembre-se que se as pessoas não podem encontrar você, as oportunidades também não poderão. Mantenha suas redes sociais sempre atualizadas com informações importantes e novidades.

Esteja Sempre Ativo!

Ninguém curte uma página que está ali apenas acumulando poeira, um dia elas irão lá, perceberão que é uma página inativa e deixarão de seguir. Preencha os espaços de perfil com conteúdos que elevem os aspectos mais característicos de seu jogo, como capturas de telas, análises críticas, descrição de personagens e talvez um pouco da sua história e a do seu mundo. Conteúdos em vídeo também são extremamente importantes e devem ser usados sempre, mas com muita moderação, evite a repetitividade.

Marketing Social Também Offline:

Hoje é muito difícil separar o online do offline, a internet é uma extensão de nossas vidas, portanto todas as dicas aqui devem ser observadas para aplicação online também. Frequente feiras e convenções de jogos com a maior assiduidade possível pois eventos temáticos como estes oferecem uma grande oportunidade não apenas para a troca de cartões de visita (tenha cartões de visita, não pense que estão ultrapassados), mas também para conhecer pessoas (de perto) e use o evento para realizar ações pontuais para chamar atenção..

Conecte-se com o maior número de representantes da indústria de jogos, jornalistas e criadores de conteúdo. Faça amizades! A cena independente de jogos eletrônicos só se tornou possível por causa do #poderdasconexões e da ampla colaboração entre os membros da comunidade, sejam eles jogadores, desenvolvedores, ou membros de associações e empresas. Então é vital para o sucesso de seu jogo que você tenha pessoas em quem pode confiar quando chegar a hora de finalmente promovê-lo.

É bom que você tenha em mente que em muitos mercados o processo de divulgação jamais será uma tarefa fácil e que o mercado de games é um desses. Nem todos estarão abertos ao que você tem para oferecer, mesmo que você tenha desenvolvido o melhor jogo do mundo. Contudo, quando você começar a pensar nas estratégias de marketing assim que sua ideia tomar forma e estiver definida, você terá um caminho muito menos espinhoso pela frente e com uma chance muito maior de conquistar as sonhadas Extra Coins!

 

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