Marketing de Guerrilha: Divulgação Criativa e Econômica | Extra Coin - Marketing Para Games

Marketing de Guerrilha: Divulgação Criativa e Econômica

Seja qual for a sua área de atuação, é meio óbvio que você deseja que seu produto ou serviço chegue ao conhecimento e atraia a atenção de possíveis usuários. Fazer com que isto aconteça, entretanto, nem sempre é uma tarefa fácil e muitas vezes requer não apenas esforço mental e planejamento, mas também consideráveis investimentos financeiros. Caso o recurso financeiro não seja grandes coisas, ou ainda que você queira simplesmente experimentar formas criativas de espalhar a palavra sobre seu game, o marketing de guerrilha pode ser uma ferramenta formidável, capaz de alcançar resultados inimagináveis com gastos muito baixos.

O termo Marketing de Guerrilha foi usado pela primeira vez às portas dos anos 80 e cunhado pelo publicitário norte-americano Jay Conrad Levinson, que relacionou as práticas de marketing incisivo e criativo às ações de combate estratégico utilizado pelos vietnamitas que, mesmo com modestas forças militares, fizeram frente ao exército americano num dos combates mais sangrentos da história.

Em suma, fazer uso do Marketing de Guerrilha é procurar atingir seus objetivos publicitários com máxima eficiência e baixo investimento.

Não fosse apenas esta ideia o suficiente para tornar o Marketing de Guerrilha uma prática bastante atrativa, ainda existem outras vantagens deste sobre os demais modos de vender seu produto ou serviço. A principal destas vantagens talvez fique por conta de sua característica majoritariamente criativa, com ações pensadas para serem o mais cativantes possível. Tentando fugir a todo custo das práticas do marketing tradicional e, assim, destacando-se em meio ao infindável mar de propagandas que nos cerca dia após dia.

O Marketing de Guerrilha bem planejado pode ir muito além de suas mais otimistas projeções, sendo capaz de despertar não apenas o interesse das pessoas sobre seu produto ou serviço, mas até mesmo chegando ao ponto de levá-las a repensar seu estilo de vida e preferências pessoais.

Agora que já percorremos os aspectos básicos do Marketing de Guerrilha, é hora de ver alguns pontos cruciais para planejar sua estratégia de forma a extrair os melhores resultados.

Dicas de Marketing de Guerrilha

Para começar, é importantíssimo que você se mantenha fiel ao seu estilo afinal, honestidade é crucial para o consumidor. Esteja atento aos seus princípios e evite ao máximo se desviar deles. Agindo assim, você garantirá a sintonia tão necessária entre sua marca e seu cliente. Aliás, conheça-o como a palma de suas mãos.

Ao desenvolver sua estratégia, busque a originalidade desde o primeiro momento. O mundo já está saturado de campanhas parecidas e você quer (e precisa) que sua campanha se destaque para vender mais! Criatividade é uma ciência complexa e que demanda estudo e treinamento para ser executada, caso não seja o forte na sua equipe, procure alguém que entenda e possa ajudar ou validar sua ideia.

Alguns bons exemplos são os clássicos degraus que funcionam como teclado e o McDonald’s em preto e branco para comemorar o aniversário do Big Mac.

A sintonia deve ser buscada também junto aos membros de sua equipe, de modo que cada fase planejada seja executada à risca e com atenção aos detalhes. Listas de tarefas e execução são mais do que bem-vindas do início ao fim de sua campanha e servem para visualização da campanha em sua totalidade.

Por fim, jamais se esqueça de avaliar os resultados obtidos em sua campanha. Em razão do Marketing de Guerrilha focar em especial nas reações espontâneas e no boca a boca. Uma das melhores formas de acompanhar sua repercussão de forma prática e econômica, é por meio das redes sociais. Esteja atento ao que as pessoas comentam sobre suas ações, interaja e esteja sempre pronto para o próximo passo, seja adequando sua campanha a possíveis ruídos comunicacionais ou investindo com veemencia em suas fases subsequentes.

Ficou alguma dúvida sobre Marketing de Guerrilha, quer dicas de como aplicá-la  ou gostaria de compartilhar algo com a gente? Comenta aí!
Conheça outras possíveis soluções para conquistar jogadores.

Faça parte desse post, deixe seu comentário!

Comentários: