Hora De Enfrentar A Pirataria | Extra Coin - Marketing Para Games

Hora De Enfrentar A Pirataria

Você enfrentou diversos desafios e horas intensas de trabalho. Se dedicou intensamente, finalmente conseguiu lançar seu jogo no mercado e agora está pronto para colher os frutos de seu trabalho, certo? Errado!

Agora que seu jogo ganhou o mundo, ele está à mercê de um grande mal que espreita toda e qualquer oportunidade para levar vantagem à qualquer custo: a pirataria.

Sim, esta prática abusiva está presente nos quatro cantos do planeta e infelizmente não parece estar muito longe de acabar, apesar das inúmeras ferramentas criadas diariamente com o intuito de frear o avanço dos piratas. Apesar dos números reais dos prejuízos causados pela pirataria não serem altamente confiáveis, uma coisa é certa: seus efeitos são corrosivos e podem facilmente acabar com uma empresa.

Quando falamos em jogos eletrônicos então, a situação muda de figura e mostra-se ainda mais voraz pois com a facilidade de acesso a arquivos digitais e a alta velocidade da internet possibilitam que cópias não autorizadas do jogo circulem rapidamente de um ponto a outro na vastidão da rede mundial de computadores.

Empresas de grande porte como EA, Ubisoft, Sony e Microsoft investem pesado em tecnologias que prometem impedir o funcionamento de games piratas, mas o que se nota é que tudo é apenas uma questão de tempo até que algum grupo de crackers descubram formas de burlar a tecnologia restritiva, tornando tais tecnologias de DRM rapidamente obsoletas.

Mas como um dev independente se arma no combate à pirataria?

Você pode até dizer que o uso de algum tipo de DRM é a solução ideal para seu jogo encarar a possibilidade de pirataria, mas o que eu quero aqui é tentar lhe convencer do contrário. Você pode combater a pirataria de seu jogo adotando uma aproximação mais humanizada com seu público, conhecendo-o, conquistando sua confiança e trazendo-o para o seu lado.

Antes de mais nada, seja transparente. Forneça versões de demonstração de seu jogo, de modo que o jogador possa experimentar as mecânicas e outros aspectos do game antes de decidir por comprá-lo.

O próximo passo é adotar uma política de preço justo, oferecendo um produto que apresente compatibilidade entre a experiência proposta e o valor aplicado em seu game. Uma rápida pesquisa de mercado pode ajudá-lo bastante nesta hora.

Um suporte pós-venda competente e um plano de sobrevida para seu jogo são ótimas formas de manter o engajamento e auxiliar no combate da pirataria. Esteja presente em fóruns, desenvolva conteúdos extras (grátis ou mesmo pagos) baseados no retorno dado pelos jogadores, recompense-os com itens exclusivos, promoções e outros tipos de vantagens.

São tempos difíceis, mas é totalmente possível minimizar os efeitos da pirataria sobre seu game e, de quebra, construir um relacionamento sólido com sua base de jogadores.

Tenha sempre em mente: transparência e coerência são as principais regras deste jogo.

Faça parte desse post, deixe seu comentário!

Comentários: