A Estratégia do Oceano Azul Para Games | Extra Coin - Marketing Para Games

A Estratégia do Oceano Azul Para Games

Todos os dias os jogadores são expostos a milhares de possibilidades de entretenimento, e todas elas são seus concorrentes, à princípio. Quando começa a entender sobre marketing, você imagina que seus concorrentes são outros jogos, mas ao expandir seu entendimento, você nota que qualquer atividade ou produto que sirva para desperdiçar tempo é um perigo para seu negócio. Por isso é importante conhecer a estratégia do Oceano Azul.

A cada dia as pessoas passam mais tempo assistindo conteúdo no YouTube, e qualquer atividade que busque tomar esses minutos preciosos está concorrendo com uma gigante. Se uma pessoa passa o tempo nas filas do banco conversando em grupos do whatsapp, isso é um perigo para jogos mobile…

Isso é o que chamamos de oceano vermelho, uma guerra constante pela atenção do usuário ou consumidor. Todo mundo querendo ser visto e conquistar um tempinho do dia de cada pessoa.

Ok, mas quem consegue se destacar com um cenário tão amplo?

Aqueles que conseguem se diferenciar de alguma forma, e então se afastam do turbulento Oceano Vermelho e passam a reinar no Oceano Azul, conquistando pelos seus diferenciais.

Como navegar no Oceano Azul?

Reinventar a roda é a pior estratégia para se destacar da concorrência. O ideal é estudar os adversários e ver o que a maioria oferece em comum e ver o que você pode oferecer para se afastar deles, chamando a atenção dos jogadores e assim, conseguir se estabelecer como uma referência naquele nicho, podendo, inclusive, ganhar uma grana extra até que a concorrência chegue e te obrigue a competir por preço e qualidade.

Um bom exemplo em termos de Casual Games são os jogos Match Three, ligar três itens para marcar pontos é uma coisa muito difícil de inovar, certo? Mas aposto que você consegue se lembrar de muitos títulos desse estilo de game porque eles têm algo que os torna diferentes. Seja a locução, os gráficos, os efeitos de quando você marca pontos, a história por trás da tarefa de arrastar bloquinhos coloridos.

Então, dentro do Oceano Vermelho de entretenimento tempos um oceano vermelho de jogos e dentro dele os jogos match three, os devs que por algum tempo lucraram muito com estes games descobriu algum diferencial (gráfico, sonoro…) e assim passou por um tempo em um Oceano Azul antes de chegar a concorrência oferecendo algo similar, tornando o oceano competitivo. Simples né?

Conhece algum exemplo de games em Oceano Azul? Comenta ai! Conta pra gente se já está pensando em como se diferenciar dos outros desenvolvedores.

Quer um exercício prático? Veja essa lista de estilos de games e trace estratégias que façam jogos em cada estilo se destacarem. Inovar é complicado e é por isso que quando se trabalha duro o retorno é tão bom!

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