Como Conquistar Jogadores Leais | Extra Coin - Marketing Para Games

Como Conquistar Jogadores Leais

Dentro dos conceitos de marketing encontramos lealdade e fidelidade com um significado um pouco diferente do que encontramos em dicionários, por exemplo. Lá, no dicionário, as duas palavras são sinônimos, mas quando se trata de relacionamento com seu público existe uma diferença entre jogadores leais e jogadores fiéis.

Qual a diferença entre jogadores leais e fiéis?

A lealdade está intimamente relacionada a um relacionamento de respeito e troca mútua, em que você oferece um produto de qualidade beneficiando o lazer do seu jogador e em troca o jogador consome seus produtos e recomenda para outras pessoas. Portanto, os jogadores leais à você serão advogados em defesa do se game, indicarão para amigos, farão avaliações positivas e estarão lá quando você lançar uma nova versão ou um novo jogo.

Por outro lado a fidelidade é similar no que o jogador te oferece. Os jogadores fiéis farão basicamente as mesmas coisas: eles vão avaliar positivamente, indicar para amigos e esperar por novidades. Mas em troca, eles esperam que você ofereça algo além de um jogo de qualidade. Eles esperam ganhar algo tangível, como brindes, bônus, keys, cards, campanhas de devolução de parte do dinheiro, compre um e ganhe outro e toda a sorte de presentes que você poderia oferecer.

A estratégia de fidelizar jogadores oferecendo prêmios funciona muito bem para bastante jogos, mas isso acabou tornando a fidelidade uma mercadoria qualquer, e quando você deixar de oferecer esses benefícios, o jogador passará a ser fiel a outro que o ofereça. Estamos vivendo em uma geração de jogadores que esperam algo em troca, porque foram ensinados a receber recompensas em tudo o que fazem. E diversos jogos têm condições de manter os jogadores fiéis, mas se você é um indie dev, provavelmente não está no grupo desses jogos.

Conquistando a lealdade dos jogadores

Segundo o Perfil do Gamer Brasileiro 2017 os cinco fatores mais influentes na decisão do jogador em adquirir um novo game são:

  1. Preço;
  2. Franquia que o jogador é fã;
  3. Popularidade entre amigos;
  4. Dublagem/Localização;
  5. Review de imprensa

O preço é algo que você irá definir levando diversos fatores em consideração, como o valor da hora de trabalho da sua equipe, o retorno esperado sobre o investimento realizado na produção, e o lucro que você pretende obter. Como é uma questão bastante técnica e sensível, vamos deixar que você e sua equipe tomem esta decisão (precificação também é uma habilidade dos profissionais de marketing!).

Se você está em seu primeiro game ou há pouco tempo no mercado, é pouco provável que seu jogador seja fiel à uma franquia sua.

Portanto, restam três itens da lista em que podemos aplicar estratégias para conquistar jogadores leais.

Estratégias ridiculamente simples para conquistar jogadores leais

Estude meios de tornar o seu jogo popular entre grupos pequenos de jogadores para que isso se espalhe. Em um ambiente físico você pode ir em eventos ou entrar em contato com instituições onde seu público está presente para conversar sobre seu projeto. Seja uma escola com uma mostra de profissões, um ambiente público que tenha relação com o que você está desenvolvendo, uma feira. E procure medir os índices de downloads, se aumentam, se os jogadores permanecem. Evite oferecer prêmios, se seu objetivo for conquistar jogadores leais. Mesmo por que, alguns jogadores já são capazes de identificar o oportunismo das marcas.

O Marketing de Guerrilha é uma estratégia muito potente para atrair público presencialmente! Como o uso de um cosplayer, uma intervenção…

Online busque esses nichos em fóruns, grupos, em torno de influenciadores, mas sem ser um incômodo.

Em termos de idioma, boa parte dos devs produzem sua comunicação totalmente em inglês e isso afugenta alguns dos possíveis jogadores brasileiros, cuide deste ponto se tiver intenção de atrair o público local para montar sua fanbase. E a localização do game não é só sobre o idioma, traduzir não basta, é preciso fazer adaptações de linguística, cultura, hardware e software. Então uma boa possibilidade se você está começando é desenvolver algo para o público nacional, já que você conhece bem a cultura e os costumes, mas não deixe de fazer uma pesquisa de mercado.

Priorize o idioma do público que você deseja atingir e insira a tradução quando for necessário.

E, finalmente, o review de imprensa. A mídia especializada é composta por profissionais que recebem uma avalanche de contatos implorando pela divulgação de seus games, portanto, é imprescindível ter um profissional de comunicação fazendo a interface entre seu game e a imprensa. Um RP saberá conduzir seu game e seu estúdio por um caminho que oferecerá maior destaque, chamando a atenção de jogadores e também investidores.

Todos os insights apresentados visam uma participação maior em um mercado nacional, o público gamer, embora seja resistente quanto a pagar por jogos, está em constante expansão. Conquistar uma boa base de jogadores antes de expandir seu negócio para outros lugares será uma grande vantagem de mercado, mas arriscar-se faz parte de empreender e muitos desenvolvedores conseguem êxito em outros países sem se prenderem à estratégia de marketing, mas com os riscos calculados, você terá maiores chances de êxito.

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